9 de outubro de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA

Fachada atual da escola
FUNDAÇÃO

O prédio onde funciona a E.E.F.M. Francisco de Almeida Monte, situado a rua Francisco Cunha
S/N-Bairro São José - Alcântaras- Ce, foi construído em 1962, período da administração do 1º prefeito de Alcântaras, o Sr. Roberto Ximenes Aragão.
O terreno para a construção pertencia ao Sr Antônio Cunha Freire que fizera a doação verbalmente ao Sr. Gregório Cunha Freire, que na época era prefeito de Meruoca, entretanto fora este que solicitara ao Deputado Francisco de Almeida Monte a aquisição dos recursos para a construção da referida escola.
A doação oficial do terreno só fora feita em 1983 pelo casal Joaquim Cunha Freire e Geni Rocha Freire através do registro 4245 no cartório de Registro de Imóveis Comarcas de Sobral – Idelfonso Élves Mendes Carneiro, na época situada à Rua Viriato de Medeiros, Centro – Sobral/Ceará, pelo fato de os mesmos serem proprietários do terreno por compra.
A quadra do terreno mede 81 metros de frente por 49, 50m de fundos, perfazendo uma área de 4.009,50 cm como conta em escritura pública.
Inicialmente a escola chamou-se Grupo Escolar Deputado Francisco de Almeida Monte, nome que perdurou até 17 de outubro de 1975, que pelo Decreto nº 11493/D.º 30/10/75 passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental Francisco de Almeida Monte. E, com a implantação o Ensino Médio através do decreto nº 25462 de 24 de maio de 1999 D.O. 25/05/99 passou a chamar-se E.E.F.M. Francisco de Almeida Monte.
O nome Francisco de Almeida Monte que a escola recebera dera-se em homenagem ao cidadão, que quando Deputado, em consideração aos préstimos do Sr. Gregório Cunha Freire, pai do doador oficial do terreno em que a escola fora construída, conseguiu a verba para sua edificação.
A escola funcionou cadastrada, até 1984 quando, pelo aparecer nº 480/84 foi autorizada pelo conselho Estadual de educação e com a autorização até 31/12/1987. Através do parecer nº 226/2002 foram oficialmente reconhecidos o Ensino Fundamental e Médio e a Educação de Jovens e Adultos. Graças ao empenho, esforço e persistência da professora Francisca Franci da Silva (então diretora) este sonho se concretizara. Não se tem ciência se a escola fora oficialmente inaugurada.
Hoje a mesma funciona reconhecida através do Parecer do Conselho Estadual de Educação sob o nº 620/08. Atualmente oferece apenas Ensino Médio Regular já que o ensino fundamental em 2004, fora transferido para o município por solicitação da Secretaria Municipal de Educação, em atendimento ao que preceitua a atual LDB 9394/96.
A escola sempre primou sobre um trabalho de qualidade, razão pela qual fora destaque por diversas vezes:
- Elaboração da GIDE atingindo nota máxima, demonstrando que a escola tem uma cultura de avaliação institucional e planejamento estratégico eficiente que tem como conseqüência destaque nos resultados;
- Relatório Final da Auditoria do Projeto Quanto somos? O que fazemos? realizado em 1997, o qual sintetizou afirmando ... (alunos com bom nível de aprendizagem, escola organizada e boa).
- Premiação em vários Projetos ( Eleitor do Futuro, Jovem Empreendedor, Dia do Desafio, Prêmio Gestão Nacional (a nível regional), entre outros.
Atualmente tem como Núcleo Gestor:
- Jean Cláudio Araújo da Silva – Diretor
- Vastilde Ferreira Lima – Coordenadora Pedagógica
- Luís Carlos Gomes – Secretário Escolar.
- 358 alunos matriculados;
- 12 professores;
- 07 funcionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário